Júlio
de Jesus
Estudante
de Filosofia no
Instituto Superior de Filosofia e
de Teologia Dom Jaime Garcia Goulart, Fatumeta
Dili
2020
Resumo: A
responsabilidade é uma riqueza que homem tem. Falamos da política é
indiscutivelmente que falamos das coisas práticas e isto vai ser concentrada
toda na “Responsabilidade”.
A
raiz dos problemas de corrupção, colusão
e nepotismo é irresponsabidade da política
administrativa. A prática do catolicismo está diminuindo é causado pelo “Ingrato
dos fieis e irresponsabilidade”.
A chave para tudo é tornar-se homem responsável como cidadãos quanto políticos.
Abstract: The responsibility is a wealth which the humam has. We talk about
politics, it is undoubtedly that we talk about practical things and this is
will be concentrated entirely on the “Responsibility”.
The
root of the problems of corruption,
collusion aand nepotism is administrative
political responsibility. The practice of catolicism is decreasing is
caused by “ungrateful of the faithful and
irresponsibility”. The key to everything is to become a responsible man as
citizens as well as politicians.
Palavras
chaves: Responsabilidade/irresponsabilidade, política, corrupção, catolicismo.
Nb: se
tiverem algumas sugestões podem me corrigir em termos de metodologia, ideia e
análisa, estou sempre disponível em qualquer tempo para recebé-los.
……“Quando escrito em Mandarin sobre a
palavra CRISE John Franklin Kennedy disse que this phrase is composed of two
caracters. One danger and the other
is opportunity”……
Introdução:
Este
artigo busca compreender “A política dos
políticos Timorenses de acordo com os pensamentos do Nicolau Lobato e Hans
Jonas”. As situações atuais me tocam
a expressar ideias pertinentes no campo acadêmico como um estudante que tem a
sua legalidade cidadánia que prevê na Constituição da República Democrática de
Timor-Lete no artigo 40 alínea 1 diz “Todas as pessoas têm direito à liberdade de expressão
e ao direito de informar e ser informados com isenção”. Portanto
sinto-me alegre por ter escrito este artigo de uma ideia considerada como
revolucionária no âmbito político e religioso de que hoje em dia os políticos asemelham-no
como “a política é uma profissão”
podemos dizê-lo a“Possibilidade” mas
Nicolau Lobato disse “a última bala é a minha vitória”
consideramo-lo a“Responsabilidade”
depois liga com a teoria de Hans Jonas “el
principio de la responsabilidad” e também Max Weber diz que “Politiké
als beruf” é a língua alemanha mas em português é “a política como vocação”.
Eu
como um estudante e um cidadão deste Estado de Direito democrático também tenho
obrigação e dever para contribuir sem reserva mesmo que apenas através das
ideias. Mas ninguem pode fazer uma coisas simples sem ter ideia e isto que me
encoraja sempre para difundir as simples ideias práticas, assim que ainda tenho
mente para pensar e mãos para escreverem, vou dar tudo com o melhor possível.
Neste artigo compõem coisas interesantes e pertinentes para congratular e
revisar as ações políticas atuais de que eu considere são relevantes com os dois
políticos designados e têm inseridos neste artigo como referência primária. E vamos ver donde o certo lugar para os políticos
timorenses em comformidade com as ideias de Nicolau Lobato e Hans Jonas depois
serão intercaldos ainda com os filósofos e sociólogos como; Platão,
Aristóteles, Max Weber, Epicuro e Ronald Reagam. Este artigo é escrito com a metodologia
bibliográfica e confrontando conforme as realidades atuais que estão a
acontecer.
“RESPONSABILIDADE”
É
inseparável com o ser humano. Conforme o conceito original desta palavra que é
própriamente dirigida ao homem porque tem “Rácio”,
a rasão é uma das riquezas do homem que cada um tem para optar entre “o bem e o mal e etc…” “o
homem é naturamente racional”
Aristóteles, e por isso Hans disse “la cuidad como obra humana” Cfr. No livro “El principio de la responsabilidad” Pg.27.
O cuidado que intencionou é coerentemente com a palavra RESPONSAIBILIDADE e
depois Ele salientou ainda que “en cualquier caso, esta cuidadela creada por
el hombre, claramente separada del resto delas cosas y confiada a su costodia,
constituía el complete y único dominio del que debía responder” pg. 28.
Não imaginemos que em fim a RESPONSABILIDADE humana é naturalmente exigida no
contexto atual como humano e quanto mais um homem que está inserindo a sua vida
inteira à politica para um estado de DIREITO DEMOCRÁTICO. No processo da luta
de libertação deste estado também havia já o espírito desta palavra na visão e
missão dos heróis sobretudo O NICOLAU LOBATO e com este espírito que Pe.
Martinho Gusmão reativa novamente o pensamento filosófico e politico do Nicolau
Lobato através do livro (sabemos, e podemos, e devemos vencer) então podemos
dizer que para “libertar nação e povo” é uma das responsabilidades de todos os
timorenses. Nicolau Lobato é um visionário politico de Timor-Leste que teve uma
visão mais ampla e profunda das realidades passadas, presentes e futuros.
Observo que as realidades depois da indenpedência é diferente com o espírito da
responsabilidade nos pensamentos políticos que havia antes da independência.
POLÍTIZAR E RESPONSABILIZAR
É
indiscutivelmente que a responsabilidade ocupa a melhor parte dos lugares no
contexto politico. Literalmente “política” consta por duas palavras “ Polis
é cidade ou governar” e “tiké é arte” portanto política
significa“ a arte de governar”. Simplesmente Aristóteles disse que “o homem
é um animal cívico ou político, mais social do que as abelhas e os outros
animais que vivem juntos” e algumas interpretações dos professores
Brasileiros sobretudo Prof. Francisco Profírio diz na sua partilha sobre o
cenceito do Aristóteles “ o homem é um animal politico” porque
“o
ser humano é um ser Carente” significa o homem tem necessidade de
convivenciar, de interagir com o seu tudo no próximo da sua vida social. Por
isso que conforme o conecito do Aristóteles, Profírio diz Que “a
essência do homem é a política”. A vida é política mas sem
responsabilidade da vida em si, a política da vida também não há arte de viver.
Algumas vezes asisto as declarações dos nossos líderes politicos sinto-me
infeliz com as suas (praxis) reais que mostram nas suas governações. Reconheço
também os processos dos programas mas por enquanto “ser político é ser homem de
palavra”.
No
mínimo a ciência DRAMATURGIA nos ensina coisas discodantes com as realidades
que têm mas para os acadêmicos consideram o dramaturgo como “agente
que fala muito mas não diz nada” no sentido prático porque “o
valor da palavra consiste nas coisas práticas”. Na realidade nos dias
que correm, todos os acadêmicos e sobretudo os políticos estão procurando com
as melhores maneiras para chegar ao “bem supremo dos cidadãos”
particularmente os cidadãos timorenses. Falamos do bem supremo significa temos
de conferir à Ética Nicômaco de Aristóteles que fala “do Bem e do Mal” mesmo
que há contradição do pensamento da Ética de Epicurista e Segundo a sua teoria
que “o
verdadeiro bem é o prazer” podemos dizer que Ele é um hedonista e
materialista mas para o Aristóteles “o prazer é apenas um intrumento para chegar
ao bem supremo”. Mas porque falamos da Ética? A razão é porque a
política sem ética equivale com “HOMEM CHEGO” mesmo que tem entendido os
problemas atuais mas não conseguiu detectar bem “o que, quem, onde, quando porque e COMO?”. Então os políticos responsáveis
são aqueles que integram estas perguntas nas mentes e nas práticas ”Praxis”
com a última pergunta “COMO” e isso que os povos timorenses estão esperando com
toda a confiança dos nossos proeminentes
políticos neste estado RDTL.
CORRUPÇÃO
A corrupção começa de quem? Ou do povo ou dos
politicos? Eu gostaria de responder esta pergunta com o significado da palavra
“Política” que é a arte de governa a cidade pelo menos. Se confrontarmos com a
ideia do Filósofo Platão Ele disse que “A arte é a copia do original” porque
é um idealista então diz ”a originalidade de todas as coisas é o ideal”
agora tenho medo é que se fossem a corrupção começaria dos politicos e os povos
são inocentes com as suas propiedades. O meu propósito para os politicos é
“desenvolver a arte da cidade em Timor sim mas não a arte de plantar a
corrupção” Onde está o problema? O problema está no sentido da pertença
dos cidadãos e a responsabilidade dos políticos. Perante destas situações o
Filósofo Hans Jonas diz a todos os políticos assim “educa a tu hijo en el camiño de
la verdad Crf. El principio de la responsabilidad pg.30” e o sociólogo
e filósofo Max Weber também disse no seu livro Politiké als beruf/a política como vocação que “o
melhor politico considera-se como um profeta. Porque um profeta anuncia a
palavra de Deus com a chamada não é como uma profissão”. E sinto-me
inspirado com o seu pensamento se a corrupção aparecer por causa do
autoconciencialização da vida dos politicos “não como vocação mas sim como
profissão”.
Podemos
observar que cada cinco anos os políticos têm de deixar os seus cargos e talvez
a corrupção que substitui a sede dos poderes políticos depois da limitação do
tempo determinado. Se for que isso aconteceria Segundo aquilo que tenho falado
então eles são homens iresponsáveis e contram a lei da natureza “naturalmente
homem é animal racional” significa homem responsável e todos os
pensamentos do Platão, Aristóteles, Max Weber, Hans Jonas e do Nicolau Lobato.
Mesmo assim Padre Pedrosa Ferreira
disse no seu livro “Valores Humanos
na Pg.72” que (a característica principal da pessoa, do ser humano, é responsabilidade)
pois como é possível “um chefe guia o seu grupo para um local
designado enquanto o chefe também não sabe onde está? ” Psicólogo
Thomas F. Wattson. Mas tenho grato pelo
esforço do estado Timor-Leste que já criou CAC “Comissão Anti-corrupção” com
toda responsabilidade tentando sempre para combater a corrupção neste estado
RDTL. Se acompanharmos as políticas estrangeiras podemos observer que o
problema de corrupção é um dos maiores problemas que reside na “má
administração do governo”, então isto é que cada estado tenta sempre com de tal
maneira para reduzir as “doenças
inventadas como Corrupção, colusão e nepotismo” pelos governantes. Então a
“boa governação” tem de sobresair no
plano estratégico do desenvolvimento do governo. Mesmo assim algumas
instituições criaram padrões para a “boa
governação” como por exemplo em IRLANDIA eles criaram um padrão que se
chama “Ombudsman’s” para a prática
da boa governação ou “Ombudsman’s guide to standarts of best
practice for public servant”. Por causa este padrão tem a ligação com a
comunidade antão instituição de IRLANDIA tem que estabelecê-lo como um
estandarte administrative primária e eles dividiram-no em três grupos como
seguintes: properly, fairly and impartiality.
Também
a instituição “ombudsman’s” no governo de “New South Wales”, em Austrália
também havia já “Good conduct and administrative practice” boa conduta e prática
administrativa, “guidance for public authorities and officials” em 1995, Ombudsman’s
Honkong também tinha publicado “administrative fairness checklist”.
Por enquanto “ombudsman Europe”também já publicou um padrão para a boa
governação com os assuntos conhecidos “The
Code Of Administrative Behavior” e este padrão há vários sentidos em
seguida:
·
Law fairness
principle
·
Absence of
discrimination
·
Proportionality
principle
·
Absence of abuse
of power
·
Impartiality and
independency
·
Legitimate
expectations and consistency
·
Fairness
·
Courtesy
·
Reasonable time
for taking decisions
Através destas referências posso dizer
que na vista do mundo sobre estes problemas é um obstáculo para a estabilidade
e desenvolvimento para a nação e o estado. Graças a Deus que Timor-Leste havia
já a Comissão do Anti-Corrupção mas é precisamente a contribuição de todos os
cidadãos para que o objetivo seja atingido pelo estado RDTL. Mas a chave é
exigida a responabilidde de todo mundo para tornar um Timor melhor no futuro.
A
minha leitura da política dos novos políticos timorenses são muito menos de
modo responsabilidade. Não vou citar quem são mas é verdadeiramente que falam
uma coisa e realizam outra coisa e isto é incoerente política. Muitas vezes
observo os atos dos nossos politicos através das médias sociais que existem
nesta nação penso que cada pessoal tem a sua própria leitura mas pra mim, o
espírito da responsabilidade de dar sem reseva está diminuindo na vida das
novas gerações mas sobretudo os politicos. Porque o primeiro passo que eles têm
são “o interesse pessoal, interesse grupal e interesse partidário” do que o interesse comum para todos os cidadãos neste
querido estado RDTL. Tenho sempre lembrado por um belíssimo pensamento dum
pensador classico do Oriente CONFÚCIO disse que “a felicidade não consiste em
receber mas sim em dar” isto sgnifica não importa quanto salário que
vai receber mas quanto amor que cada politico põe na sua responsabilidade do serviço
profissional que tem. Se pensar sempre com os salários significa que está a
entrar na ética de Epucurista (merialista e hedonista) pensam que a verdadeira
felicidade consiste no prazer a final Segundo Aristóteles diz que o prazer é
apenas um instrument para chegar ao bem supremo que a finalidade última da vida
como Nicolau Lobato disse “A última bala é a minha vitória” e
não disse que “ o novo prado é a minha vitória” isto apenas um exemplo.
A
RESPONSABILIDADE DO CATOLICISMO
Gostaria
de citar um pedido do (Nicolau Lobato)
ao Bispo emérito Dom Alberto Ricardo da
Silva quando era Padre e trabalhava no Seminário Menor de Dare, Nicolau
Lobato estava preparando para a gerrilha e disse assim ao Padre Alberto “«Quando souber da minha morte,
reze uma missa por minha alma»” e Ele tinha esperança de que um dia
Timor vai ser independente “devemos
vencer” depois Ronald reagam
salientou mais que “quem quer a paz esteja preparada para lutar”, isso aconteceu
quando já terminou a missa intecionada que Ele próprio pediu ao Padre Alberto.
Pois é! Isso mesmo que vai ser um exemplo a todos os políticos na era de independência,
serem católicos não apenas nas certidões ou nas cédulas mas têm de praticar os
seus catolicismo como fieis dos cristãos católicos. E Kairala Xanana Gusmão (Avô Nana) Afirma no
seu livro Timor-Leste um povo uma pátria
pg.203
Uma Igreja que vive com o povo, uma
Igreja que sofre com o povo, uma Igreja que chora com o povo, uma Igreja que
recebe as mesmas humilhações que o povo, uma Igreja que não pode nunca
abandonar o povo! Uma Igreja que serve o povo e, porque serve, interpreta o
querer do povo, umaIgreja assim é uma Igreja do e para o povo……
Conforme
a história da luta desta terra é indiscutivelemente que ninguem pode tirar um
pedaçinho contributivo da luta de Igreja Católica. Muitos sacerdotes sofreram
tanto por causa dos seus ajudos aos guerrilheiros, às pessoas perseguidas até
entregaram as suas vidas para a morte. Depois de independência apareceram já
algumas pessoas que tentam de ignorar a participação política da Igreja. Nicolau
Lobato é um homem devoto à Nossa Senhora mas Ele diz assim “os
nossos inimigos são grandes e poderosos. Nós somos um país pequeno e fraco.
Entretanto sabemos, e podemos e devemos vencer! .... Mas
nós lutamos” Ele confia no seu saber, na sua abilidade estratégica e
concluiu com toda a esperança que “devemos
vencer” mas teve sempre a esperança em Nossa Senhora e a missa intencionada
que sempre pediu até que Ele dissesse “mas nós lutamos”. Hoje em dia os
intelctuais confiam nas suas inteligências, os políticos confiam nas suas ideologias
e os estrategas confiam nas suas estratégias mesmo assim eles são Cristãos Católicos
mas nunca participam na eucaristia. Depois com toda a arrogância arranja
argumentos para protestarem a Igreja. Isto costumamos de tratá-los como “os políticos LOGOBERE” porque não tem
responsabilidade à sua religião protegida e histórica.
Hans
Jonas diz uma coisa boa no seu livro previsto na pg.57 “un sistema del DEBES y NO DEBES”
portanto aquilo que é, é e aquilo que não é, não é. Isto é o homem responsável,
usa a sua inteligência para valorizar a sua história. Não pode usar a sua
inteligência para ignorar a sua história e se for que tu és verdadeiro político
transfomas-te como aquilo que NICOLAU LOBATO fez. A responsabilidade da Rreligião
Católica não está apenas nas mãos dos Bispos e dos Sacerdotes mas na vida
inteira de todos os Fieis que foram batizados pela água santa.
BIBLIOGRAFIA
Referência
primária:
o
GUSMÃO, Martinho G. da Silva. Sabemos, e podemos, e devemos vencer. 2a
edição DIOMA/Malam (Indonésia) 2018.
o
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Referência
secudária:
·
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola;
PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de
política. 11a edição, UTET, 1983.
·
MONDIN, Battista. Curso de filosofia volume 1. 19a reimpressão, Paulus, 2014.
·
REALE, Giovani; ANTISERI, Dario. História da filosofia antiga/pagã. 3a
edição, Paulus, 2007.
·
GUSMÃO, Xanan. Timor-Leste um povo, uma pátria. 3a edição
Colibri, 1994
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FERREIRA, Pedroja. Valores Humanos, uma proposta para grupo de jovens. Edições
Salesianas Humbertipo/Porto, 2004.
·
CABRAL, Amílcar. Análise de alguns tipos de resistência. Seara Nova, 1974.
·
ARISTÓTELES. Ética de Nicômaco. Trad. Leonel Valandro e Gerd Bornheim. Nova
Cultura, 1991.
·
PINTO, Manuel de Jesus. Realiza
Governasaun di’ak, implementasaun lei no orden liu husi servisu publiku.
Penerbit Idioma (angota IKAPI), juli 2016.
Referência
do acesso internet:
·
Podem ter acesso também aqui <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hans_Jonas#biografia>
tive acesso no dia 20/02/2020.
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